Missão

As alterações climáticas são actualmente consideradas uma das mais sérias ameaças ambientais a nível global, com fortes impactes nos ecossistemas, na qualidade da água e do ar, na saúde humana e nas actividades económicas.


A redução dos níveis de emissão de gases com efeito de estufa é um objectivo de longo prazo e integra-se na estratégia da União Europeia (UE) e dos países que ratificarem o protocolo de Quioto. é igualmente um objectivo estratégico do Governo Português.


Nesse sentido o Governo Português apresentou um Programa (E4) que é uma aposta clara na penetração das energias renováveis no sistema energético português e na eficiência energética, dando assim um contributo fundamental para a redução dos gases com efeito de estufa. Os objectivos essenciais do Programa foram assim enunciados:


duplicar a potência eléctrica instalada por via renovável e a satisfação dos objectivos de 39% de energia eléctrica de origem renovável num horizonte de dez a quinze anos;


satisfazer parte significativa da energia usada em águas quentes, uso específico dominante no sub-sector doméstico e com grande expressão no sector industrial, com recurso à energia solar térmica;


atenuar significativamente as necessidades em energia 'comercial' para o conforto ambiente, através da promoção da iluminação natural, das tecnologias solares passivas de aquecimento e de arrefecimento e dos conceitos da arquitectura bioclimática, outras vias de aproveitamento de energias endógenas com expressão no clima.



Estão criadas as condições tanto de mercado como de consciência ambiental para se dar a procura generalizada de produtos destinados à produção de energia renovável, bem como soluções que possibilitem a redução do consumo.



é nesse sentido que surge o Portal www.TroqueDeEnergia.com. O portal destina-se a divulgar produtos e soluções convergentes com a política nacional de energia, para que localmente também possamos ajudar a resolver o problema global do efeito de estufa e a destruição de recursos naturais.